terça-feira, 23 de março de 2010

Alunos Nacionais Amigos das Letras

Alguns pensam por meio de acrósticos:

A lunos
N acionais
A migos das
L etras

Ou por meio de acrônimos, que são palavras formadas pelas letras ou sílabas iniciais de palavras sucessivas de uma locução, ou pela maioria destas partes: Anal.

Sim, a falta de elegância tem sido uma constante em minha vida. Por favor, deixem essas pedras cruzes e e cravos de lado. Eu tenho um objetivo com tudo isso: mostrar como eu, afinal, penso.

Estou matriculado em uma disciplina chamada Variação e Mudança Linguística. Li ontem um texto de sua bibliografia proposta sobre a obra de William Labov, linguista norte-americano, e me deparei com algo que já sabia intuitivamente: as mudanças sociais acarretam mudanças na língua. Isso é mais notado em seu léxico do que em seus outros constituintes, como os fonológicos, morfemáticos, etc.

O lexema anal, por exemplo, era meramente um adjetivo que "orientava delimitativamente a referência a uma parte do denotado. " (BECHARA, 2009). Agora, ele aparece muitas vezes substantivado, significando coloquialmente sexo anal.

Eu? Eu penso por meios linguísticos.

Agora eu voltei.

Post Scriptum: Sei que poderia ter escolhido outra palavra que exemplificasse tudo o que eu queria, mas estou com uma vontade enorme de mandar várias pessoas tomarem naquele lugar hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário