quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Inícios

Em algum mês do primeiro semestre de 2009, comecei a assistir a uma série de televisão intitulada How I Met Your Mother. Dela emprestei e adaptei um bordão proferido por um de seus personagens, Marshall Eriksen: toda vez que ele, advogado em início de carreira, se vale de sua retórica para desmentir alguma estatística ou fato forjados por outro personagem, pode-se ouvir um triunfante grito subsequente: Lawyered! Isso não tem tradução, a não ser que se ofereça o neologismo "advogadado" como alternativa para a explicação que proponho: Lawyered significa que o método de argumentação típico de um advogado foi usado para a sobrepujação de seu contendedor. Complicado e rebuscado demais? Pudera, sou um entojado estudante de Letras. Brincadeira. Lawyered significa, e agora essa é minha proposta séria, apesar de completamente informal, perder para o advogado.
Exemplo:
- É mais demorado seguir por essa rua.
- Não. Ela converge justamente no sentido em que vamos, enquanto a outra, embora também paralela, não. Perdeu para o advogado, playboy.
Muitíssimo bem. "Você foi letrado", em minha cabeça insana, é uma extensão desse conceito, e serve para irritar amigos quando algum deles comete um erro gramatical em suas falas ou quando se explica algo relacionado ao mundo das Letras. Fiz isso com vários deles, sendo que dois ou três adotaram o bordão e adicionaram-no a seus vocabulários. Ah, e eu também já fui letrado.
Agora, na aurora do Novo Ano, resolvi fazer um novo blog, mais acessível que meu outro no domínio Mindsay. E que melhor nome para dar a ele do que um fruto meu, mesmo sendo bobo e um pouco pedante?
Não vou, porém, distribuir lições de morfologia, sintaxe ou fonética nesse espaço. Embora muito úteis, essas nobres disciplinas têm lugares ainda mais nobres reservados a elas. Além do mais, espero ser pago algum dia para ministrá-las, então vou guardando tudo que posso na cachola para o momento apropriado. Quem quiser saber sobre minha vida e ler diversos contos, ensaios e bobagens que escreverei aqui, continuem ligados.
Vocês foram, e espero que continuem sendo, letrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário